Cris Couto
No presente artigo, daremos continuidade à série de posts onde, por meio de perguntas e respostas diretas, iremos desfazer as principais Fake News que circulam nas redes sociais desde que a tragédia do Rio Grande do Sul começou.
24) O ministro Paulo Pimenta foi desrespeitoso e não quis ajudar o prefeito de Farroupilha: FALSO. Na verdade, o prefeito de Farroupilha foi pego na mentira e terá que se justificar para os eleitores de sua cidade. Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha, é um bolsonarista convicto. Ele postou nas redes sociais um vídeo indignado querendo verba do governo federal, um dia após o governador ter pedido apoio de Lula. O ministro Paulo Pimenta entrou em contato com o prefeito para auxiliar no que fosse possível. Mas o prefeito já tinha um plano arquitetado e, assim, postou uma suposta discussão entre ele e o ministro Paulo Pimenta, onde exigia dinheiro e falava que o governo Lula não estava mandado verba para as cidades afetadas pelas enchentes. Contudo, o prefeito fez um corte na conversa que teve com o ministro. Nesse corte parecida que ele estava indignado pela falta de recurso e pela postura de Paulo Pimenta. Esse vídeo viralizou e muitos começaram a falar do descaso do governo federal. Mas o que a extrema-direita bolsonarista não contava é que o ministro Paulo Pimenta também havia gravado a conversa. O ministro então desmentiu o prefeito e postou a CONVERSA INTEIRA. Assim, pode-se perceber que, na verdade, Pimenta ligou para o prefeito e, muito educadamente, perguntou ao prefeito o que é que ele estava precisado naquele momento e que iria mandar R$ 300 mil de emergência para Farroupilha. O ministro deixou claro que esse valor era para emergência de 48 horas e que depois, verificadas as necessidades locais, a verba seria direcionada. O prefeito Feltrin foi DESRRESPEITOSO e tentou LACRAR. Esse prefeito MENTIU. O ministro estava falando muito educadamente e o prefeito, do nada, começou a falar “você está ligando para me ajudar ou para me xingar?” e ainda quis dar a entender que o presidente somente enviaria R$ 300 mil, o que não é verdade. Só para começar: o prefeito deveria, antes de qualquer outra coisa, ter pedido ajuda ao governo ESTADUAL. Sério, as pessoas estão achando que todas as responsabilidades do Rio Grande do Sul é do Lula? Não! Mas mesmo assim, o ministro entrou em contato para prestar auxílio. Mas na verdade, esse auxilio não era o que o prefeito queria. O prefeito só queria mentir e lacrar nas redes sociais, alimentando ainda mais o ódio que fomenta a união da extrema-direita bolsonarista. Descobriu-se, depois, que Farroupilha sequer tinha sido atingida pelas chuvas e que, portanto, não teria direito a nenhum auxílio federal. O governador Eduardo Leite, inclusive, retirou Farroupilha do decreto de calamidade pública, justamente por tal cidade não ter sofrido com as chuvas.
25) Dos 445 municípios em calamidade pública no RS, apenas 69 pediram recursos ao governo federal: VERDADEIRO. Dos 445 municípios gaúchos que decretaram estado de calamidade pública somente 69 formalizaram o pedido de recursos a defesa civil nacional, o que é uma exigência legal. O governo federal deixou o dinheiro disponível para cada município, mas somente após esse pedido é que o governo federal pode liberar. Mesmo porque não tem como o presidente da República saber a realidade local de cada munícipio e é por isso que existe também a necessidade do pedido formal de cada prefeito. Mas 375 prefeitos NÃO FORMALIZARAM O PEDIDO. Isso pelo fato de que são fiéis à sua ideologia. Para tais prefeitos, é mais importante fazer um vídeo MENTIROSO para circular nas redes sociais dizendo que não receberam ajuda do presidente Lula, do que receber dinheiro federal e ajudar os cidadãos de suas respectivas cidades. Preferem deixar o povo gaúcho sem auxílio do que pedir ajudar ao governo federal.
26) A primeira-dama Janja só queria que o cavalo Caramelo fosse resgatado quando ela chegasse ao RS: FALSO.O resgate foi comandando pela equipe do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo e do estado do Rio Grande do Sul, conforme declaração do próprio governador Leite. Janja estava em Brasília e sempre manteve contato com o general Hertz – que comanda a operação no Rio Grande do Sul – para que o resgate fosse feito o quanto antes, pois havia o receio do cavalo não resistir. A primeira-dama gravou o momento em que Caramelo foi resgatado e mostrou sua emoção. A verdade é que Janja se empenhou demais para o resgate do cavalo e nunca pediu para que ninguém esperasse ela retornar ao RS, como as mensagens dela com os bombeiros comprovam. Porém, surgiu um vídeo MENTIROSO nas redes sociais, feito pelo humorista bolsonarista Nego Di pelo veterinário Bruno Schmitz dizendo que Janja havia impedido o salvamento de Caramelo, pois queria estar no RS quando o cavalo fosse resgatado. Bombeiros e veterinário negam que Janja tenha atrasado resgate de Caramelo. Ou seja, pessoas que participaram do resgate relataram que a afirmação feita no vídeo está descontextualizada e que não houve tentativa de impedir o trabalho de salvamento. O mesmo foi informado pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. O empenho da primeira-dama em resgatar Caramelo foi tão grande que Janja começou a ser alvo de críticas da extrema-direita bolsonarista que dizem que ela prefere salvar animal a gente. Outra mentira. É que Janja, assim como todas pessoas que possuem empatia, sabe que TODAS AS VIDAS IMPORTAM.
27) Quase não há militares e os que estão no RS ficam parados enquanto os civis trabalham: FALSO. Até o momento em que este post foi escrito havia: 1) 17 mil militares; 2) 271 embarcações das Forças Armadas; 3) 10 hospital de campanha; 4) 20 helicópteros; 5) 2500 viaturas; 6) 325 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF); 7) 319 agentes da Polícia Federal (PF); 8) 42 aeronaves; 9) 100 agentes da Força Nacional de Segurança; 10) o Ministério da Justiça disponibilizou: 48 caminhonetes; 28 viaturas e mais 4 helicópteros; 11) o maior navio guerra do Brasil que, por sinal, é o maior da América Latina, com mais 1350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas de fuzileiros navais em apoio à defesa civil, 3 helicópteros, 2 estações móveis de tratamento de água. Esses números tendem a aumentar. É óbvio que há muitos civis ajudando. A tragédia que os gaúchos vivenciam atingiu um patamar nunca antes imaginado e toda a ajuda é necessária. No entanto, os militares estão trabalhando incansavelmente. Mas as Forças Armadas, diferentemente dos civis, não fazem live e não colocam inúmeros vídeos lacradores nas redes sociais. Ou seja, os militares são treinados para o resgate e não para lacrar nas mídias. Há alguns salvamentos que seriam impossíveis sem a ajuda e o treinamento das Forças Armadas. O General Marcelo Zucco disse que “as Fake News acabam atrapalhando muito porque paramos de fazer o que estamos fazendo para tentar responder a um vídeo montado de forma a tentar enganar a população. Quando botes e viaturas param para abastecer eles filmam para dizer que os equipamentos estão parados. Isso é desleal e lamentável e atrapalha todo o trabalho”. Ou seja, os militares precisam RESGATAR VIDAS e não podem parar a todo momento para gravar vídeo para desmentir uma FAKE NEWS. Sempre que alguém para um resgate para desmentir uma mentira planejada uma vida deixa de ser salva. Essas Fake News são criminosas!
28) Há proibição do uso de drones no RS para impedir vídeos de corpos boiando: FALSO. O vídeo que circula nas redes sociais que alega existir proibição do uso de drones particulares em áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul para impedir o registro de corpos boiando é FAKE NEWS. Tanto que há inúmeros vídeos nas mais variadas redes sociais mostrando corpos humanos e, principalmente corpos de animais boiando. Na verdade, o uso do equipamento foi proibido para garantir a segurança de aviões e helicópteros envolvidos nas operações de resgate. Não há necessidade de mais desastres, né?
29) Janja foi para o Rio Grande do Sul só porque queria uma outra cachorra: FALSO. A primeira-dama foi com o presidente Lula em viagem ao Rio Grande do Sul para acompanhar a situação no estado e levou ração para os animais resgatados em Canoas, um dos municípios mais afetados pelas chuvas. Em uma visita ao Centro de Bem-Estar Animal de Canoas, Janja se deparou com uma cachorrinha que havia sido resgatada das enchentes. Foi amor à primeira vista. Janja não pensou duas vezes e adotou a cachorrinha, cujo nome é “Esperança”. A atitude da primeira-dama pode e deve ser tomada como exemplo, pois nesses tempos, nada melhor do que a compaixão e solidariedade.
30) Bolsonaro doou R$ 17 milhões ao Rio Grande do Sul: FALSO. Há inúmeros vídeos nas redes sociais que afirmam que o ex-presidente tenha doado R$ 17 milhões às vítimas das enchentes. Porém, isso é FAKE NEWS. Até o presente momento, Bolsonaro não fez nenhuma contribuição, nem mesmo na tentativa de parar com a desinformação que só atrapalha o resgate de vítimas e a reconstrução do estado. Ademais, cabe ressaltar que Jair Bolsonaro recebeu (e não doou) um PIX de 17 milhões, feito por supostos apoiadores, para pagar multas contraídas por desrespeitar regras sanitárias durante a pandemia e custas judiciais. A Polícia Federal, contudo, desconfia dessas doações que estão sob investigação, já que podem estar relacionadas às milícias digitais e a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro.
31) As doações feitas ao PIX que o governador Eduardo Leite forneceu estão sendo empregadas para ajuda emergencial: FALSO. Até o presente momento, ninguém sabe o que está sendo feito com as doações que o Brasil está fazendo para o PIX que o governo do estado forneceu. O que se sabe é que, segundo o governador Eduardo Leite “O PIX não é para o governo, é para uma conta de uma entidade privada que é da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, que são bancos públicos na verdade. Então, é uma entidade privada, não é dinheiro para o governo fazer nenhuma das ações que anunciamos (reconstrução do Estado)”. Ora, as pessoas fizeram o PIX para ajudar os gaúchos e para a reconstrução do estado. Eduardo Leite, no entanto, disse que o PIX não é para o governo, não é para fazer nenhuma das ações de ajuda ao povo gaúcho, nem para a reconstrução do estado. Então, para que é o PIX, governador? Para onde vai esse dinheiro? Eduardo Leite, até agora não esclareceu. Está muito estranho isso aí!!! O jornalista e analista político Reinaldo Azevedo, de forma correta, disse: “(…) porque é que um PIX oficial tem que ter uma gestão privada? Porque fica parecendo que a gestão privada será necessariamente mais competente na alocação desse recurso do que a gestão pública. Não faz o menor sentido! Está errado! Conceitualmente errado! (…) não é o Poder Público federal que está sendo mobilizado de uma maneira inédita para atender as necessidades? Pode até ter uma gestão muito competente, mas a gente não pode demonizar a gestão pública porque é o que está subtendido aí, no momento em que é a gestão pública que salva as coisas”. Reinaldo Azevedo ainda analisa que “Quando você divulga um PIX como número oficial aí não há como isso não ter uma gestão do estado por uma questão de princípio, a menos que se parta do princípio de que o governo será mais ineficiente na gestão desse dinheiro do que o setor privado e aí nós estamos com problema, porque eu quero crer que o governo do estado do Rio Grande do Sul tenha competência para fazer isso”.
32) General que trabalha na operação de resgate no RS reclama de FAKE NEWS: VERDADEIRO. O General de Brigada, Marcelo Zucco, chefe das operações que está realizando um trabalho ininterrupto, destacou que as notícias falsas fabricadas de modo enganoso para viralizar em redes sociais tem colocado em risco a proteção e o salvamento de vidas. Disse o General Marcelo Zucco que “as Fake News acabam atrapalhando muito porque paramos de fazer o que estamos fazendo para tentar responder a um vídeo montado de forma a tentar enganar a população. Quando botes e viaturas param para abastecer eles filmam para dizer que os equipamentos estão parados. Isso é desleal e lamentável e atrapalha todo o trabalho”. Ressalte-se que o General Marcelo Zucco é irmão do deputado federal Luciano Zucco que é da extrema-direita bolsonarista. O deputado Luciano Zucco (PL) é do Rio Grande do Sul e, infelizmente, é um dos que mais fazem Fake News nas redes sociais, inclusive agora, durante as tragédias que o estado gaúcho está passando.
33) O presidente Lula enviou mantimentos vencidos para o Rio Grande do Sul: FALSO. Está circulando nas redes sociais um vídeo dizendo que o governo federal teria enviado mantimentos vencidos há mais de seis meses para o Rio Grande do Sul. ISSO É MENTIRA PRODUZIDA PELA EXTREMA-DIREITA BOLSONARISTA QUE NÃO POSSUI EMPATIA. A Globonews verificou que alguém postou um vídeo antigo, de fevereiro de 2023, muito antes da tragédia gaúcha e, portanto, não teria como ser alimentos enviado para vítimas desta tragédia. O vídeo original foi gravado, segundo ainda a Globonews, pelo vereador Flavio Dajulia, da cidade de Bagé, onde ele acusava a prefeitura de Bagé de estocar alimentos e não distribuir em tempo para a população. Ou seja, NADA TEM A VER COM O RIO GRANDE DO SUL. Esse vídeo, portanto, mistura hitórias diferentes, produzindo uma FAKE NEWS e acusar falsamente o governo Lula. Na verdade, a extrema-direita bolsonarista não trabalha pelo povo e tem ódio quando alguém trabalha. Os bolsonaristas estão com muito medo do ganho político que o presidente Lula possa vir a obter pelo simples fato de estar TRABALHANDO CORRETAMENTE NA PRESTAÇÃO DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS DO RIO GRANDE DO SUL.
34) Governo Lula enviou mais alimentos a Cuba que para afetados pelas enchentes no RS: FALSO. Vídeos e posts nas redes sociais dizem que o governo Lula teria enviado mais alimentos a Cuba neste ano do que para as vítimas das enchentes, o que é MENTIRA. Os posts compartilham a notícia de que o governo brasileiro doou em fevereiro 125 toneladas de leite em pó para Cuba, mas omitem que foram enviadas até agora 387 toneladas de alimentos em cestas básicas para o Rio Grande do Sul — a meta é chegar a 1.118 toneladas.
35) Enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas pela abertura de comportas de barragens no rio Taquari. FALSO. A extrema-direita bolsonarista resgatou um vídeo mentiroso do jornalista Alexandre Garcia (bolsonarista) para dizer que as enchentes nos municípios gaúchos teriam sido causadas pela abertura de comportas de barragens do rio Taquari, alegando, ainda, que o governo Lula teria mandado que tais comportas fossem abertas. Essa FAKE NEWS foi disseminada nas enchentes de 2023, porém, foi resgatada durante a tragédia atual. Essa “notícia” é MENTIROSA, pois nenhuma das três barragens do Taquari tem estruturas capazes de controlar o fluxo de água.