Cris Couto
Neste artigo, daremos continuidade à série de posts onde, por meio de perguntas e respostas diretas, buscaremos desfazer as principais Fake News que circulam nas redes sociais desde que a tragédia do Rio Grande do Sul começou.
11) Janja só pensa em resgatar animais: FALSO. O governo federal está dando todo o apoio para que as vidas dos gaúchos sejam salvas e para que o estado seja reconstruído. O presidente Lula está fazendo muito mais que o próprio governador esperava. O fato é que para o presidente Lula e para Janja, assim como para as pessoas que estão na linha de frente dos resgates e para todas as pessoas boas e que tenham o mínimo de empatia, TODAS AS VIDAS IMPORTAM e, assim, todos – homem, mulher, idoso, criança, gato, cachorro, cavalo, galinha – devem ser resgatados e merecem viver. Janja é socióloga e sempre ajudou movimentos sociais e comunidades indígenas. Inclusive, ajudou desabrigados de enchentes em Curitiba. Possui conhecimento de casos parecidos com o que está acontecendo agora no estado gaúcho. A primeira-dama está fazendo um trabalho valoroso no Rio Grande do Sul. Está buscando doações, verificando pessoalmente as necessidade mais urgentes de cada localidade. E sim, ela ama animais e, inclusive, levou 1 tonelada de ração para os pets resgatados, em parceria com uma grande loja de animais.
12) Está havendo abuso sexual nos acampamentos e a culpa é do governo federal: FALSO. Explico. Infelizmente, houve alguns casos de abuso sexual, inclusive envolvendo crianças. É inacreditável, mas não bastasse essas mulheres e crianças terem perdido tudo, ainda estão tendo que ligar com mais esse problema. A ministra das mulheres, Cida Gonçalves, se comprometeu a verificar a viabilidade de abrigos exclusivos para mulheres e, se não for possível algo imediato, pensar em soluções dentro desses locais para que não haja violação dos direitos femininos. No entanto, a culpa desses crimes NÃO é do governo federal! As pessoas precisam ter em mente que o Rio Grande do Sul possui um governador e que cabe a ele as ações para administrar o estado! É bem verdade que o presidente Lula está agindo muito mais do que o próprio governador poderia esperar e, por vezes, pode passar a impressão de que cabe ao presidente todas as ações para viabilizar uma solução para os problemas do povo gaúcho. Mas isso não é verdade. Em casos como os de uma tragédia humanitária, ninguém, de imediato, poderia esperar que houvesse abusos em um abrigo. Mas mesmo assim, teria sido eficiente que o governador Eduardo Leite tivesse designado policiais para ficarem nos abrigos, até mesmo por segurança de outras áreas. A primeira-dama Janja afirmou que seria necessário que policiais femininas ficassem em abrigos para ajudar mulheres desabrigadas. A extrema-direita bolsonarista passou a dizer que Janja estaria insunuando que policiais masculinos iriam abusar das mulheres. Ora, não foi isso que Janja disse, por óbvio. Na verdade, Janja teve um cuidado a mais, pois as mulheres desabrigadas já estão vulneráveis e diante de um caso de abuso ou tentativa desse crime abjeto, pode ser que as mulheres tenham vergonha ou receio de se dirigirem aos policiais masculinos.
13) Há uma onda de preconceito, em especial, de racismo e xenofobia no Rio Grande do Sul: VERDADEIRO. O Rio Grande do Sul, principalmente nos últimos anos, passou a ser visto como um estado um pouco preconceituoso. Inúmeros foram os casos em que alguns gaúchos demonstraram interesse em haver a separação do sul do restante do país, por se acharem superiores. Houve situações, inclusive, em que alguns gaúchos foram extremamente preconceituosos com nordestinos. Em fevereiro de 2023, a polícia federal resgatou 207 trabalhadores rurais terceirizados em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O vereador gaúcho, Sandro Fantinel (Patriota), saiu em defesa das vinícolas e disse que: “Agricultores, produtores, empresas agrícolas que estão neste momento me acompanhando, eu vou dar um conselho para vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos, porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palmas. [Os argentinos] São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro recebido.” Com a tragédia ambiental que abalou o Rio Grande do Sul, o país inteiro se comoveu e passou a fazer doações e muitos foram os voluntários que se deslocaram para o estado gaúcho para ajudar. A região nordeste está ajudando em peso! Não é hora de se pensar em preconceito, não é? Contudo, infelizmente, alguns gaúchos não pensam assim, haja vista que continuam com falas e atitudes preconceituosas, mesmo diante da tragédia. Em um vídeo que viralizou, uma gaúcha chegou a afirmar que o Rio Grande do Sul está sofrendo pelo fato de ser o estado que mais tem terreiros de “macumba” – centros de religiões de matriz africana. Há vídeos circulando nas redes sociais, onde alguns gaúchos estão tendo falas racistas e xenófobas. Pior, há relatos de negros, nordestinos, e estrangeiros sendo maltratados nos abrigos. Inclusive, a Agência da ONU acompanha a situação dos estrangeiros TAMBÉM vítimas das enchentes com preocupação. Nos próximos dias, chegarão no Rio Grande do Sul cerca de 100 kits para montar um tipo de abrigo temporário, chamado tecnicamente de unidade habitacional para refugiado (RHU, na sigla em inglês), um misto de tenda e casa pré-fabricada. O escritório da ONU demonstra preocupação com a segurança dos refugiados que se encontram em abrigos públicos e com as inequívocas dificuldades que enfrentam para garantir sua subsistência. Há, inclusive, relatos de xenofobia e racismo sofridos pelos imigrantes. No dia 7/5, o Ministério da Igualdade Racial, comandado por Anielle Franco, solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Social que as famílias ciganas, quilombolas e de terreiros fossem priorizadas na distribuição de alimentos durante as ações emergenciais no estado do Rio Grande do Sul. Na época, eu achei desnecessário e até errada a solicitação da ministra, pois diante da tragédia, TODOS estariam na mesma situação. Porém, me enganei! Mesmo diante do caos, quem é preconceituoso, continua a descriminar e, diante da tragédia, a situação de quem já é descriminado cotidianamente, fica ainda mais insustentável, razão pela qual, há sim a necessidade de maior cuidado para com negros, estrangeiros, nordestinos, mulheres, crianças, ciganos e todos os que pertencem a religiões de matrizes africanas. O estado do Rio Grande do Sul tem mais de 7 mil famílias quilombolas, 344 famílias ciganas e aproximadamente 1300 famílias de comunidades tradicionais de matriz africana e terreiros, muitas delas estão ilhadas, sem acesso à água, energia e alimento. Em entrevista à Globonews, o governador Eduardo Leite foi questionado sobre a ajuda do governo estadual à comunidade quilombola do bairro Sarandi, em Porto Alegre, que está totalmente embaixo d’água. Em resposta, o governador disse que “Nós temos 80 mil pessoas em abrigos públicos, mais de meio milhão fora das suas casas, desalojadas ou desabrigadas. Isso traz uma proporção de atendimento de casos que naturalmente o poder público não tem a estrutura suficiente para atender em todas as pontas”. Essa fala do governador foi vista como uma demonstração clara de racismo. Segundo a Conaq, todas as 145 comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, espalhadas por 70 municípios, foram atingidas pelas enchentes. 17.552 quilombolas estão sofrendo os impactos das chuvas. NENHUMA DELAS RECEBEU APOIO DO GOVERNO ESTADUAL. O presidente Lula, por sua vez, em nova visita ao Rio Grande do Sul, afirmou não saber que existia tantos negros no estado e que a primeira-dama havia lhe dito que “É porque são os mais pobres, que moram nos lugares mais arriscados de serem vítimas dessas coisas”. Ora, é claro que Lula sabia que havia muitos negros, muito embora o estado gaúcho tenha mais de 70% de brancos. Mas porque Lula fez tal afirmação? Justamente para evidenciar a diferença social e racial, além de ressaltar a existência do racismo ambiental (é constituído por injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis. O Racismo Ambiental não se configura apenas através de ações que tenham uma intenção racista, mas, igualmente, através de ações que tenham impacto “racial”, não obstante a intenção que lhes tenha dado origem).
14) A Anvisa está proibindo que medicamentos cheguem nas cidades gaúchas: FALSO. A ANVISA não impediu a entrega de medicamentos por médicos às vítimas do Rio Grande do Sul. O ESTADÃO checou e concluiu que a ANVISA realmente nunca impediu que nenhum medicamento chegasse às cidades gaúchas. Trata-se de FAKE NEWS que começou a circular depois que o médico Victor Sorrentino gravou um depoimento sobre atrasos de envio de remédios devido aos trâmites legais que asseguram a integridade dos fármacos. A ANVISA provou que não barrou nenhum item doado aos atingidos pela enchentes e que flexibilizou prazos e a necessidade de receitas para medicamentos controlados. Destaque-se, porém, que Victor Sorrentino, médico bolsonarista, já preso no Egito por assédio sexual e também foi acusado de prática ilegal de medicina em Portugal.
15) O presidente Lula está recusando doações de Portugal e de outros países: FALSO. O governo federal NÃO RECUSOU AS DOAÇÕES DE PORTUGAL PARA O RIO GRANDE DO SUL. Como surgiu essa mentira? Explico. O deputado português André Ventura, de extrema-direita e que também faz FAKE NEWS e que também quer acabar com a democracia, tal como o Bolsonaro, gravou um vídeo dizendo que havia mais de 100 toneladas de remédios, roupas e alimentos em Portugal e que o presidente Lula se recusava a ir buscar, o que é MENTIRA. A extrema-direita bolsonarista está usando esse vídeo para lacrar e tentar descredibilizar o trabalho do governo federal. Note-se que a extrema-direita mundial está unida para desgastar todo e qualquer governo que seja democrático. Ora, qual seria a explicação minimamente razoável para que o presidente Lula não quisesse doações? Inacreditável. Na verdade, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin assinou uma portaria flexibilizando regras para que o Rio Grande do Sul pudesse receber doações internacionais de produtos usados. Isso pelo fato de que a lei nacional não permite importação de produtos usados e, portanto, não seria legal o recebimento das doações que, em sua grande maioria, se constitui de roupas e sapatos usados. Também há uma outra portaria assinada pela ANVISA que passou a permitir a entrada de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza. PORTANTO, O GOVERNO ESTÁ AGINDO PARA ACEITAR AS DOAÇÕES INTERNACIONAIS COM PRIORIDADE NA ALFANDEGA. Assim, o transporte de 200 toneladas de donativos de Portugal para o Brasil está sendo articulado entre as companhias aéreas e os ministérios. O influenciador Pablo Marçal divulgou nas redes sociais que ele havia conseguido mais 20 toneladas de doações de Portugal e estava divulgando que o presidente Lula não estava ajudando a trazer tal doações – o que também não é verdade. Hoje, por sua vez, o Tenente Brigadeiro ao Ar Marcelo Kanitz Damasceno afirmou que tirar a aeronave do país no momento em que há doações internas e socorro de sobrevivente não seria o mais correto, pois o tempo em que ele gasta para ir e voltar de Portugal (35 horas) para buscar 20 toneladas, ele consegue levar 137 toneladas de doações feitas por brasileiros para o estado gaúcho. No entanto, o Tenente Brigadeiro afirmou ter entrado em contato com o General Cartacho, comandate da Força Aérea Portuguesa e ele se prontificou a trazer no KC 390 essas 20 toneladas. Até o momento Pablo Marçal não se pronunciou mais.
16) O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, foi negligente com seu estado: VERDADEIRO. o governador Eduardo Leite destruiu cerca de 500 leis ambientais estaduais, diminuindo a proteção ambiental. Deixou apenas 50 mil reais para a Defesa Civil, o que significa que, em caso de desastre ambiental, como o que está acontecendo nesse exato momento no estado gaúcho, o governo não teria verbas para nada! Não colocou em prática medidas contra desastres que cientistas, servidores e técnicos propuseram e que poderiam ter diminuído consideravelmente os impactos do desastre e que já haviam sido pagos pelo estado. Dias antes da tragédia, o MetSul – instituto de meteorologia – alertou para risco de chuvas intensas e nunca antes vistas no estado. O instituto alertou que o cenário seria parecido e, talvez pior, com verificado em 2023 – que foi devastador. No informe, o instituto avisava que as chuvas poderiam durar vários dias, alcançar 300 mm e bater o esperado para dois meses em apenas sete dias. Das 23 comportas do rio Gauíba, 19 falharam devido à falta de manutenção que o governo estadual deveria ter feito.
17) O governo Lula não mandou ajuda ao RS e os resgates foram feitos por empresários: FALSO. Desde o dia 30 de abril, o governo federal atua no Rio Grande do Sul com a Operação Taquari 2, coordenada pelas Forças Armadas. Portanto, como já verificado inclusive pelo ESTADÃO, é FALSO que o governo Lula não tenha mandado ajuda ao Rio Grande do Sul e que os resgates sejam feitos por empresários.
18) Somente empresários de direita, como Luciano Hang (dono da Havan), estão ajudando o Rio Grande do Sul: FALSO. O Brasil está ajudando! Como visto, o governo federal está fazendo o possível e o impossível para salvar vidas e reconstruir o estado gaúcho. A ajuda do governo federal está sendo histórica e, segundo alguns analistas políticos, subiu tanto o patamar que daqui para frente ninguém mais vai aceitar menos do que está sendo feito. Está havendo ajuda humanitária de TODOS os estados federativos do Brasil e de alguns países estrangeiros. Muitos artistas, influenciadores, empresários dos mais variados espectros políticos estão ajudando o povo do Rio Grande do Sul. Aliás, neste momento, sequer era para haver discussão política e sim união. Porém, a extrema-direita bolsonarista, em quase sua totalidade, não possui empatia e, ao invés de ajudar o povo gaúcho, perde tempo com Fake News, o que está ATRAPALHANDO o socorro de vítimas da tragédia gaúcha. Luciano Hang, das lojas Havan e empresário bolsonarista, enviou dois helicópteros de sua propriedade para atuarem no resgate de vítimas nas regiões atingidas. No entanto, a extrema-direita começou com inúmeras mentiras nas redes sociais. É MENTIRA que Luciano Hang tenha mais aeronaves atuando no Rio Grande do Sul que a Força Aérea Brasileira. Aliás, cabe lembrar que o dono da Havan somente conseguiu comprar seus helicópteros porque obteve financiamento do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Nacional), que é tão odiado pelos bolsonaristas! A extrema-direita também fez viralizar nas redes sociais uma IMAGEM FALSA, feita por inteligência artificial, em que um helicóptero da Havan estava sozinho resgatando pessoas em áreas alagadas. Corrobore-se que essa imagem, que obteve mais de 120 mil curtidas É FALSA!
19) Bombeiros da Bahia estão ajudando o resgate do povo gaúcho: VERDADE. Desde o início das enchentes, a equipe de resgate da Bahia se deslocou para o Rio Grande do Sul e tem sido fundamental no socorro às vítimas das severas chuvas no estado gaúcho. Até agora, os esforços conjuntos já resultaram no resgate de inùmeras pessoas e animais, além da triste localização de vítimas fatais. Outros Corpos de Bombeiros de outros estados também estão presente no Rio Grande do Sul. Essa operação mostra a importância da colaboração entre estados em momentos de crise. Não é hora de se pensar em ataques xenófobos que alguns gaúchos – e não a população gaúcha – faz ao nordeste.
20) O governo federal e o governo estadual estão prejudicando quem está tentando ajudar: FALSO. Muito embora o governo federal e o governo estadual estejam unidos na tentativa de salvar vidas e reconstruir o estado do Rio Grande do Sul, pelo tamanho da tragédia, toda ajuda é necessária e muito bem-vinda. É fato que os civis estão trabalhando muito e de diferentes maneiras no estado gaúcho, além das inúmeras doações recebidas por todo o país. É completamente irracional pensar que o governo esteja dificultando ações civis que visam a ajuda humanitária. Pelo contrário, o governo agradece e solicita todo o tipo de apoio possível dos civis. Qualquer pensamento ao contrário beira à loucura, pois além de ser totalmente desumano, é também antiproducente para o próprio governo que, sem ajuda, iria ter que gastar muito mais para resolver o problema gigantesco que assola o estado gaúcho. No entanto, algumas coisas devem ser esclarecidas: 1) existem algumas emergências que, devido à dificuldade, perigo ou exigência técnica somente pessoas treinadas podem realizadas, como as Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e demais Forças de segurança que estão trabalhando 24 horas; 2) os resgates de pessoas estão sendo realizados pelas Forças de Segurança, pela Polícia Federal, pelos Bombeiros, pela Brigada do Rio Grande do Sul e de outros estados que enviaram contingentes. Isso pelo fato de que estes agentes são ESPECIALISTAS nesse tipo de resgate. A maioria dos resgates de pessoas foram feitos de helicóptero. Ou seja, o resgate de pessoas requer, na grande maioria das vezes, especialidade e, por isso, há a solicitação de que civis não se arrisquem, sob pena de também perderem suas vidas. Contudo, essa é uma orientação. Nunca houve um aparato militar, por exemplo, que impedisse que um civil deixasse de salvar outro civil; 3) os resgates de animais, em sua maioria, estão sendo feitos por voluntários civis.
21) O governo federal está colocando o selo do governo em doações: FALSO. Há uma foto que mostra cestas básicas sendo descarregadas de um caminhão para sugerir que as doações enviadas às vítimas das enchentes no estado gaúcho estariam sendo etiquetadas para simular entregas do governo federal. Mas a verdade é que os alimentos mostrados na imagem de fato foram adquiridos e distribuídos pelo Executivo. Lembrando que o governo federal já enviou 8,4 milhões para compra de 52 mil cestas básicas e 2 mil cestas de alimentos para cozinhas solidárias que atenderão em suporte às pessoas afetadas pelas chuvas (números podem estar desatualizados até você ler essa mensagem, pois a cada dia há mais verbas federais destinadas ao estado gaúcho).
22) Bombeiros proibiram jet-skis em resgates no RS e depois liberaram veículos para reportagem da Globo: FALSO. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul sempre permitiu o uso de motos aquáticas nas operações. Nunca houve proibições. Tanto que há registro de muitos civis andando de jet-skis fazendo vídeos, alguns, lacradores.
23) Apenas 3 deputadas do Rio Grande do Sul que liberaram emendas para prevenção de desastres: VERDADEIRO. Segundo o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), que é o sistema que registra a destinação das verbas federais, somente três deputadas enviaram recursos para a prevenção de desastres que pudessem acontecer no Rio Grande do Sul, sendo elas: Maria do Rosário (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Reginete Bispo (PT). Como pode ser percebido, as três parlamentares mencionadas são do campo progressista e, portanto, não são negacionistas climáticas.
Impressionante e muito triste o uso político da fake news diante de uma tragédia dessas.
Mostra a atuação de pessoas sem escrúpulos e de qualidade humana no mínimo questionável